Araguaia tem romaria em homenagem a mártires

Rede Brasil Atual acompanha quinta edição da celebração realizada a cada cinco anos

Em 1986, Dom Pedro Casaldáliga foi responsável pela primeira romaria (Foto: © Douglas Mansur)

São Paulo – Quatro mil pessoas de diferentes partes do país rumam para Ribeirão Cascalheira (MT), na região do Araguaia, para participar da Romaria dos Mártires da Caminhada, organizada a cada cinco anos em memória daqueles que morreram defendendo a vida. A Rede Brasil Atual acompanha o trajeto dos romeiros e conta detalhes sobre a celebração neste blogue, criado exclusivamente para a cobertura.

A primeira romaria foi realizada há 25 anos pela Prelazia de São Félix do Araguaia, dez anos após a morte do padre João Bosco Penido Burnier por militares. Em 1976, ele foi assassinado a tiros por pedir a libertação de duas indígenas torturadas por agentes da Ditadura Militar. Além de Burnier, a romaria rende homenagens a todos os que caíram lutando pelo respeito aos direitos dos cidadãos, pela dignidade humana e contra toda e qualquer forma de violência ou discriminação.

O encontro, que reúne milhares de pessoas do Brasil e da América do Sul, em uma cidade pequena, cidade de 8,8 mil habitantes localizada a 720 quilômetros da capital matogrossense, Cuiabá, a 780 de Brasília e a 1,6 mil quilômetros de São Paulo – de onde partem os repórteres que acompanharão a peregrinação. O evento se concentra neste sábado (16) e domingo (17).

A viagem de 35 horas tem início na noite desta quinta-feira (14). Os jornalistas, assim como os romeiros, serão abrigados em escolas ou em casas de famílias da região.

Caravanas do Paraná, Rio de Janeiro, Amazonas, Rondônia, Distrito Federal, Goiânia, Mato Grosso do Sul e do próprio Mato Grosso já chegam ao local. Além disso, haverá representantes de algumas etnias indígenas e de países da América do Sul e da Europa, para levar sua palavra de louvação pelos mártires.

Confira no mapa, onde fica a cidade de Ribeirão Cascalheira

 

Exibir mapa ampliado