Artistas de rua protestam contra restrições da Prefeitura de SP

(Foto: Lucas Duarte de Souza/Divulgação) Cerca de 200 pessoas participaram de uma passeata pela liberdade de expressão dos artistas de rua na capital paulista. O protesto aconteceu na tarde desta […]

(Foto: Lucas Duarte de Souza/Divulgação)

Cerca de 200 pessoas participaram de uma passeata pela liberdade de expressão dos artistas de rua na capital paulista. O protesto aconteceu na tarde desta segunda-feira (20), na avenida Paulista, centro financeiro de São Paulo.

Os artistas caminharam pela avenida para denunciar restrições da Prefeitura à atuação de músicos, estátuas vivas, atores e atrizes, entre outras manifestações artísticas.

A ação conjunta da Polícia MIlitar com a Prefeitura de São Paulo, chamada de Operação Delegada, estaria impedindo, desde outubro, que os artistas realizem apresentações nas ruas da capital paulista e recebam doações do público.

Os artistas reclamam que foram, inadequadamente, incluídos na legislação da Prefeitura que proíbe comércio ambulante e de que policiais militares vêm impedindo apresentações, inclusive com a apreensão de materiais como Cds e DVDs dos próprios artistas.

Em nota, há duas semanas, a Prefeitura informou à Rede Brasil Atual que os artistas têm liberdade para se apresentar, mas não podem vender produtos, nem receber por suas apresentações.

Após o protesto nesta segunda, a Prefeitura posicionou-se de forma diferente e afirmou que os artistas podem receber doações espontâneas. “Em nada (a prefeitura) se opõe ao fato de os artistas de rua receberem doações dos transeuntes durante ou após suas apresentações”, diz a nota.

Leia também

Últimas notícias