Serra transparece falta de interesse no trabalho de prefeito

Quem assistiu a entrevista do candidato a prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), no SPTV de segunda-feira (8), teve a impressão reforçada de que o tucano deseja apenas ganhar […]

Quem assistiu a entrevista do candidato a prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), no SPTV de segunda-feira (8), teve a impressão reforçada de que o tucano deseja apenas ganhar a eleição, importando menos que ele venha ser o prefeito da capital paulista. 

O que mais deixou claro sua desconexão com o cargo que pretende ocupar é que quando foi perguntado sobre as principais propostas para a cidade, sua resposta, além de limitada, referiu-e a atribuições que são do governador do estado

Serra disse que em seu eventual mandato vai “construir metrô”! Mas isso o governador Alckmin já prometeu em 2010 e tem obrigação de fazer, porque o metrô é obra estadual. Ainda que Serra diga que vai apoiar o governador com recursos financeiros da prefeitura (coisa que o oponente Haddad também se comprometeu, desde que o governador cumpra metas e prazos), então ele está se propondo a ser prefeito só para arrecadar impostos municipais e repassar ao governador, sem trabalhar como prefeito de verdade. O prefeito precisa cuidar das políticas públicas essencialmente municipais, como corredores de ônibus, complementar ao transporte sobre trilhos.

Outra proposta apresentada por Serra foi sobre o ensino técnico. É ótimo que todas as instâncias de governo invistam no ensino técnico, porém a proposta não pode se limitar a isto, porque o ensino médio é de competência prioritária dos governadores. (lembrando que Haddad também promete trazer para São Paulo um Instituto Federal, implantar o Pronatec e construir novos CEUs ). 

O prefeito deve ajudar, buscar escolas e articular com o governador, mas o prefeito não pode deixar de lado sua principal obrigação que é cuidar do ensino infantil e fundamental, pois se a prefeitura não cuidar desta área, ninguém cuida. E Serra não falou nada na entrevista sobre essa obrigação de um prefeito.

Então José Serra vai ficar sem fazer nada, só assistindo Alckmin trabalhar? Ou, quem sabe, ficará articulando sua candidatura para 2014? Essa falta de apetite para o trabalho de prefeito, buscando terceirizar tudo para o governador, faz lembrar que Serra abandonou a prefeitura 15 meses após a posse para candidatar-se na eleição seguinte. Em seu lugar ficou Kassab. E o resto é história.

Leia também

Últimas notícias