Receber apoio não tem nada a ver com apoiar

Parte das reações entre petistas ao apoio recebido por Fernando Haddad (PT-SP) do PP, beiram a histeria. Há pessoas se comportando como se fosse o contrário: como se Maluf fosse […]

Parte das reações entre petistas ao apoio recebido por Fernando Haddad (PT-SP) do PP, beiram a histeria. Há pessoas se comportando como se fosse o contrário: como se Maluf fosse o candidato a prefeito e como se o PT o estivesse apoiando. A própria desistência da candidata Luiza Erundina (PSB-SP) ao posto de vice-prefeita só aumenta a confusão.

Receber apoio do PP de Maluf não muda nada em Haddad, não muda nada em Lula, não muda nada no PT, não mudaria nada em Erundina, e nem mudará nada na situação de Maluf.

O que seria inaceitável para um petista é se Maluf fosse o candidato a prefeito, e o PT o apoiasse. Aí sim haveria motivo para rupturas. Mas receber apoio de mais um partido, entre alguns, é uma situação completamente diferente e inofensiva.

É do jogo dos serristas, nos putros partidos – mas principalmente na imprensa –, explorarem o assunto e procurarem baixar a guarda e desestimular a militância petista. Mas é muita ingenuidade cair nessa.

Quem tem consciência de seus ideais políticos sabe que receber apoios não muda a personalidade política de ninguém que os recebe, principalmente porque o PP não é um partido tão grande a ponto de exigir concessões que descaracterizem o programa de governo petista.

Baixar a cabeça para esse tipo de crítica é rendição ao adversário, e lembra o sapo que se deixa hipnotizar pela cobra e ser engolido sem reação.