Jornal Nacional ignora festa, com Lula, de 30 anos da CUT

Globo: liberdade de expressão, só do patrão endinheirado. Trabalhador é censurado.

Na festa da CUT, Lula defendeu o fortalecimento da nova mídia (Foto: Jorge Araújo/Folhapress)

A CUT abriu nesta semana a série de eventos para marcar os 30 anos de existência. Uma das maiores centrais de trabalhadores do mundo e a maior da América Latina, ela representa milhões de trabalhadores brasileiros e um de seus fundadores foi o ex-presidente Lula. O Jornal Nacional da TV Globo, porém, fez de conta que não viu tudo isso e não noticiou nada (!).

Mas essa é a cara da TV Globo, e pau que nasce torto não endireita (ou melhor, continua cada vez mais torto; no caso da Globo, para a extrema-direita neoliberal, já que a emissora é ‘criatura’ da ditadura).

Por isso, o presidente Lula disse que não quer saber de chorumelas, quer fazer a nossa liberdade de expressão, dos trabalhadores, funcionar e crescer, se organizar melhor os milhares de pequenos meios que os trabalhadores já dispõe.

Basta lembrar que já foi bem pior. Antigamente os trabalhadores dependiam exclusivamente do boca a boca, da mobilização e dos panfletos, e com estes poucos recursos chegaram aos avanços conquistados – e a eleger um presidente. Hoje temos uma avenida aberta com a internet, o movimento sindical tem seus jornais alternativos, revistas, rádios e até uma emissora de TV (a TVT).

Falta dar uma sacudida na organização das estruturas e nas atitudes para os muitos pequenos blogs, portais, jornais, revistas, rádios e a TVT formarem um estrutura de comunicação grande também, para que os interesses dos trabalhadores, aposentados, pequenos produtores, jovens em busca de um mercado de trabalho mais amplo, também tenham voz e vez no rol de informações à disposição para a população, quebrando a hegemonia da velha mídia.

Leia também

Últimas notícias