Fingidos ou malandros?

Por que a oposição e a velha imprensa não usam a Lei de Acesso à Informação se querem investigar a Delta de Norte a Sul?

Se os parlamentares da oposição na CPMI do Cachoeira queriam “furar a fila”, saltando das investigações do Centro-Oeste para priorizar a atuação da empreiteira Delta em outros cantos do Brasil, por que não usam a Lei de Acesso à Informação para analisar os contratos da empresa em nos estados e municípios que bem entenderem?

A presidenta Dilma já fez o DNIT tornar disponíveis na internet todos os contratos com a Delta, bem antes de a lei entrar em vigor, quando começaram a questionar a atuação da empresa. Então se ainda não investigaram os contratos federais, é porque a oposição – junto com a velha imprensa – quer fazer barulho e criar factóides, em vez de trabalhar de verdade.

Uma CPI com 32 parlamentares e seis meses para trabalhar jamais daria conta de desvendar eventuais maracutaias do Oiapoque ao Chuí de qualquer empreiteira que seja.

Mas a Lei de Acesso à Informação entrou em vigor. E qualquer cidadão pode acompanhar o andamento de contratos de empresas, a execução das obras e os devidos valores firmados junto ao setor público. A lei é a maior ferramenta para a sociedade combater a corrupção. Cidadãos e organizações sociais (onde se enquadram tanto os partidos políticos quanto os grupos de comunicação) podem fazer bom uso dela. Se quiserem.

Até a velha imprensa, em vez de se fazer de papagaio da oposição, pode pegar pauta e transformar em reportagens de verdade, fazendo o dever de casa. Quem diz que precisa investigar e não investiga o que está disponível, é porque se finge de arauto da moralidade, ou faz pose de vítima, quando na verdade age com malandragem. Sejam políticos, sejam jornalistas e até mesmo cidadãos.