FHC falta na convenção que oficializou candidatura de Serra

O PSDB paulistano fez convenção no domingo (24) para oficializar a quarta candidatura de José Serra (PSDB) à prefeitura de São Paulo. O candidato a vice ainda não foi escolhido. A surpresa […]

O PSDB paulistano fez convenção no domingo (24) para oficializar a quarta candidatura de José Serra (PSDB) à prefeitura de São Paulo. O candidato a vice ainda não foi escolhido.

A surpresa foi a ausência do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, apesar de convidado. O gesto, carregado de simbolismo, transparece a pouca empolgação no ninho tucano, observada desde a baixa votação nas prévias paulistanas, e deu motivo para a piada: “Até FHC estava ‘cristianizando’ Serra”.

Na ausência de FHC, Serra disse “sentir a presença” de Ruth Cardoso ali, lembrando que fazia quatro anos de seu falecimento. 

Coube ao senador importado do Paraná, Álvaro Dias, reforçar o palanque, mas em seu discurso cometeu uma gafe, trocando a sigla de seu próprio partido, quando disse que “o PMDB trabalharia para eleger Serra”, em vez de dizer “o PSDB…”.

Apesar de Serra buscar repaginar sua imagem como “inovadora”, seu discurso limitou-se a uma sessão de nostalgia, repetindo chavões já surrados nas campanhas quase bienais que Serra disputa há 10 anos: enalteceu seu passado, apresentou-se como o “mais preparado” a partir dos cargos que já ocupou e já disputou, e repetiu os tradicionais ataques a seu adversário preferido: o PT.