Dois anos depois de criado, PSDB sindicalista de Aécio não decola

Representante de um partido associado aos ricos, Aécio Neves e seus sindicalistas têm dificuldade de convencer os trabalhadores (Foto: Leonardo Wen/Folhapress) De olho nos votos da  eleição de 2014, o […]

Representante de um partido associado aos ricos, Aécio Neves e seus sindicalistas têm dificuldade de convencer os trabalhadores (Foto: Leonardo Wen/Folhapress)

De olho nos votos da  eleição de 2014, o senador e ex-governador Aécio Neves (PSDB) tentou aproximação do PSDB com o movimento sindical. Em 2011, Aécio foi a principal estrela no ato de filiação de 93 sindicalistas ao PSDB de Minas Gerais  

Na época, o tucano declarou que, sem o apoio das centrais sindicais, o PSDB encontraria dificuldades em derrotar o PT na sucessão presidencial. Mas parece que os planos do senador tucano estão indo por água abaixo… Aparentemente os novos sindicalistas tucanos estão tendo dificuldades para explicar a sua opção nas bases. Afinal, o PSDB sempre foi um inimigo declarado dos trabalhadores.

Talvez por isso não seja surpresa a notícia publicada  no Novo Jornal de Minas na segunda-feira (22). Um ano depois de criado, o PSDB Sindical em Minas não conquistou nenhuma entidade representativa. O núcleo partidário, comandado pela Força Sindical, perdeu depois de 20 anos a hegemonia no Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga (Sindipa), um dos maiores do país.

Além disso, o PSDB sindical não conseguiu completar chapas para disputar outras três grandes entidades mineiras: o Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação (SindUTE), o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Energética de Minas (SindEletro) e o dos Trabalhadores em Saneamento de Minas (SindÁgua).

Com isso, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) acabou mantendo as direções dessas entidades e derrotou, na última quarta-feira, a Força Sindical em Ipatinga.

O presidente do PSDB Sindical em Minas, Rogério Fernandes, atribui a derrota no Sindipa a uma presidência “tumultuada” do suplente de deputado estadual, Luiz Carlos Miranda (PDT).  Como divulgado pelo Hoje em Dia, Luiz Carlos Miranda, que presidiu o Sindipa desde 1991, é réu em diversas ações por desvio de dinheiro público, enriquecimento ilícito e má condução na direção da entidade. 

O PSDB Sindical foi criado com o objetivo de aproximar a legenda dos movimentos sociais, historicamente ligados à CUT e ao PT. A Força Sindical em Minas conta com 230 sindicatos filiados, representando 1,8 milhão de trabalhadores.