Rio de Janeiro (re)lança programa de aluguel de bicicletas

Estações de aluguel começam a funcionar em Copacabana (Foto: Thalita Pires/Rede Brasil Atual) A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou hoje seu novo programa de aluguel de bicicletas. Patrocinado pelo […]

Estações de aluguel começam a funcionar em Copacabana (Foto: Thalita Pires/Rede Brasil Atual)

A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou hoje seu novo programa de aluguel de bicicletas. Patrocinado pelo banco Itaú, o projeto começa com 11 estações localizadas em Copacabana. A meta é instalar 60 estações na Zona Sul e no Centro até 13 de dezembro, num total de 600 bicicletas.

Por conta do patrocínio, a prefeitura alega não ter gasto dinheiro público com a implantação do serviço. “A ideia é dar uma alternativa de locomoção para pequenos trajetos e para integração com transporte de alta capacidade”, afirmou o secretário de Conservação e Serviços Públicos Carlos Roberto Osorio. O prefeito Eduardo Paes acredita que o sistema é um caminho para a diminuição da emissão de gases poluentes.

O passe diário custa R$ 5, enquanto o mensal custa R$ 10. O serviço está disponível entre 6h e 22h, todos os dias. A bicicleta pode ser usada por 60 minutos. Para pegar outra bicicleta é necessário esperar 15 minutos. A ativação do serviço pode ser feita por telefone, por um aplicativo para smartphone ou pela internet, pelo site www.movesamba.com.br.

A concentração de estações de aluguel na Zona Sul chama a atenção de imediato e  foi justificada pelo prefeito Eduardo Paes. Ele afirmou que a região já tem estrutura cicloviária, além de ser uma área turística. O contrato com a concessionária Serttel, responsável pela implantação do serviço, é limitado a essas localidades.

Apesar disso, a Prefeitura garante que o serviço será expandido para outros bairros da cidade. “O atual contrato vale para essas primeiras estações, mas garantimos que haverá estações em toda a cidade no futuro, com ou sem patrocínio”, disse Osório. De acordo com o secretário, a expansão da rede cicloviária da Zona Norte está sendo feito de maneira integrada ao planejamento da expansão do aluguel das bicicletas. A meta da cidade é ter 300 quilômetros de ciclovias até o final de 2012.

O Rio já tinha tentado instalar um sistema semelhante em 2009, mas falhas de logística e furto de um terço das bicicletas fizeram a cidade suspender o serviço.

“Prefeito” Luciano Huck

A presença do apresentador de televisão Luciano Huck chamou a atenção no lançamento do projeto. O prefeito Eduardo Paes fez questão de dar todos os créditos da ideia de implantar as bicicletas na cidade, apesar de o serviço já existir em diversas cidades em todo o mundo e de já ter existido no próprio Rio de Janeiro. “Ele é muito ativo, me envia 50 mensagens, 200 email por dia, alguns com críticas, outros com elogios, mas sem nunca deixar de pensar em boas ideias para a cidade”, afirmou Paes durante a coletiva. Ele chegou a “lançar” a candidatura de Huck à prefeitura da cidade, desde que não seja no próximo ano, quando Paes concorre à reeleição. Na realidade, o que Huck fez foi viabilizar o patrocínio do Itaú.

Que certas pessoas têm acesso facilitado aos governantes é sabido, mas falar sobre o assunto em público de maneira tão clara me parece uma novidade. Fazer todo mundo saber que uma celebridade que não tem qualquer qualificação em questões urbanas tem tanta influência na administração pública é um espanto. Claro que, como cidadão, Huck pode dar quantas sugestões quiser para a Prefeitura. O problema aqui é que os cidadãos comuns não têm um canal tão aberto com a Prefeitura. Além disso, se alguém de fora pode dar tantos palpites na forma como a cidade é conduzida, que fosse alguém com conhecimento de causa, e não uma celebridade da televisão.

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