Projeto busca soluções para cidades brasileiras

Em Copenhagen, é possível nadar nas águas limpas dos canais (Foto: sxc.hu) Depois de viver anos dependente do carro, a jornalista paulistana Natália Garcia decidiu que era hora de terminar […]

Em Copenhagen, é possível nadar nas águas limpas dos canais (Foto: sxc.hu)

Depois de viver anos dependente do carro, a jornalista paulistana Natália Garcia decidiu que era hora de terminar essa relação. Vendeu o carro e passou a ir ao trabalho de bicicleta. A mudança foi tão profunda que Natália engajou-se no tema das soluções urbanas. De seu interesse pelo assunto surgiu o projeto Cidades para Pessoas, que vai passar por 12 cidades do mundo em um ano.  Os locais escolhidos destacam-se por sua maneira de planejar com foco nas pessoas, não nos carros. 

A grande sacada do projeto de Natália é que ele foi financiado no sistema de crowdfunding, no qual diversas pessoas contribuem com pequenas quantias para viabilizar um projeto. O Cidades para Pessoas foi apoiado por 285 pessoas, que pagaram entre R$ 20 e R$ 1.000 para que o plano saísse do papel. Por sua participação, os apoiadores recebem recompensas que vão desde emails semanais sobre o andamento do projeto até uma consultoria com o urbanista Jan Ghel, inspirador do projeto. Esse foi o primeiro projeto jornalístico do Brasil financiado por esse sistema.

Natália já está na estrada há um mês e uma semana. Sua primeira parada foi Copenhagen, capital da Dinamarca. Lá, ela conheceu um lugar que, em suas palavras, é um negativo de São Paulo. “A maioria das pessoas se locomove de bicicleta para as atividades do dia-a-dia. Em segundo lugar vem o transporte público e, só por último, está o carro.  Os arquitetos e planejadores urbanos priorizam sempre as pessoas. Os políticos são transparentes e acessíveis”, conta. 

Agora, Natália está em Amsterdã, na Holanda. A lista segue com Londres, Paris, Lyon, Barcelona, Sidney, Melbourne, São Francisco, Nova York, Portland e Cidade do México. Para acompanhar o projeto, basta visitar o blog http://cidadesparapessoas.com.br


Leia também

Últimas notícias