O inventivo universo infantil no novo CD da Palavra Cantada

Um conjunto de canções que dialoga entre si, retrata o universo das crianças, estabelece contato direto com elas e apresenta uma grande variedade de ritmos é a tônica do novo […]

Um conjunto de canções que dialoga entre si, retrata o universo das crianças, estabelece contato direto com elas e apresenta uma grande variedade de ritmos é a tônica do novo CD, “Um Minutiiiinho”, da dupla Palavra Cantada, formada por Paulo Tatit e Sandra Peres. O projeto infantil foi criado em 1994 e, desde então, já lançou 14 discos, dos quais foram vendidos mais de um milhão de cópias; apresentou centena de shows sempre lotados; e criou um programa de rádio, “Siricutico”, atualmente apresentado na rádio USP FM, em São Paulo.

As qualidades acima mencionadas são logo percebidas na faixa-título, que abre o trabalho, tem certo tom de música rural e retrata a criança tendo que interromper a brincadeira para almoçar: “Primeiro, a bonequinha / Segundo, abre a boquinha / Terceiro, come a papinha / Minha filhinha é uma princesa / Mamãe um minutinho eu preciso acabar / De dar sobremesa”. Em seguida, é a vez de guardar os brinquedos em “Para Parar a Brincadeira”.

Com certeza, essas músicas não teriam metade da graça se não contassem com um coro infantil de primeira, formado por Nicholas Torres, Nicole Benedicto, Julia Avelans, Monylizi Mello, Julia Mello, Larissa Manoela Taques, Isabela Felix e Gabriel Saqueto Silva. É o que se percebe em “Então Tá Combinado”, que termina com a ótima brincadeira de Paulo Tatit: “Então chega de…

Com a cara de trilha de seriado infantil enlatado, “Vem Dançar Com a Gente” mistura samba com música eletrônica para criar a “dança das caveiras”, contando com o vozeirão de Estevão Marques. Essa canção estabelece certa ligação direta com a delicada “Bruxa Feia”, que conta com o encantado vocal de Dora Stroeter. Porém, a brincadeira é interrompida quando a mamãe aparece toda arrumada para sair de casa, na balada “Eu Sou Um Bebezinho”: “E ontem a noite / Cri cri / Mamãe estava tão chique / Fiu fiu / Na hora dela sair / Beijinho beijinho / Eu dei um chilique / Chilique, chilique”.

A rotina das crianças, marcada por milhares de atividades, é retratada em “Agenda Infantil”, que conta com um solo de guitarra realizado por Paulo Tatit homenageando Jimi Hendrix: “Eu já falei mamãe mil vezes / Além de tudo tem um monte de lição! / Eu sou criança e criança nessa idade / Quer brincar bem à vontade sem ter tanta obrigação”.

O clima de festa junina aparece na divertida “Papagaio Reginaldo”, que conta com as participações de Daniel Ayres e Estevão Marques, o acordeom de Gabriel Levy e a zabumba, triângulo, agogô e efeitos de Guilherme Kastrup, e menciona a canção tradicional: “Ó que ninho lindo ninho / Ai ai ai que amor de ninho / O ninho no galho e o galho na árvore…”.

O rock “Vambora Tá Na Hora” marca uma viagem em família e o lazer continua na ensolarada “Passeando”, que retrata a vida de um cachorro de estimação, com direito até aos latidos: “Esperei a tarde inteira / Ofegante como um cão / Já cansei da brincadeira / De esburacar o chão / Você vem com a coleira / Lambo bem a sua mão / E o meu rabo até dispara / Louco de excitação”.

O projeto gráfico é outro destaque, com concepção gráfica de Paulo Tatit, foto de capa do craque Gal Oppido, objetos e desenhos que se aproximam dos traços infantis de Verônica Longon (Sopa de Príncipe – Buenos Aires) e design gráfico de Diego 46. Há uma ficha para a criança escrever a quem o CD pertence e o nome do pai, da mãe, dos amigos, das amigas e até do bicho de estimação. Em seguida, vem a doce lição gramatical em torno dos pronomes demonstrativos “Esse e Aquela”: “Esse menino / Faz a mandala girar / Aquela menina / Faz um mosaico no ar”.

“A Nossa Casa” possui um timaço de compositores – Paulo Tatit, Alice Ruiz, Arnaldo Antunes, Celeste Moreau Antunes, Edith Derdyk, João Bandeira e Sueli Craldino, e retrata uma casa em meio a natureza: “Na nossa casa o amor perfeito é mato / E o teto estrelado também tem luar / A nossa casa até parece um ninho / Vem um passarinho pra nos acordar / Na nossa casa passa um rio no meio / E nosso leito pode ser o mar / A nossa casa é onde a gente está / A nossa casa é em todo lugar”. Estabelece-se um intenso diálogo com a clássica “A Casa”, de Vinicius de Moraes, interpretada pelo conjunto vocal Boca Livre, em “A Arca de Noé”.

A vocalista do Pato Fu, Fernanda Takai, interpreta o doce sambinha “Olha o Nenê” e o álbum termina com “Bolinha de Sabão”. Fica demonstrado mais uma vez que a dupla Palavra Cantada continua estabelecendo um contato direto com as crianças, capaz de encantar também os adultos.

“Um dia me dei conta de que tinha várias canções inéditas em meu computador que aguardavam pacientemente o momento certo de serem gravadas. Quando então chegou a hora, pensei comigo: ‘essas canções já esperaram tanto tempo que agora vou lançá-las somente quando me sentir plenamente satisfeito com o resultado’. E assim foram trabalhadas, com muito carinho”, explica Paulo Tatit, na contracapa do CD. Desse modo, escapa-se totalmente daqueles que vem os pequeninos apenas como consumidores em potencial de produtos anunciados em programas matinais da televisão. 

[email protected]