Saúde individual e coletiva

Dia de Bike ao Trabalho estimula a bicicleta como meio de transporte nas cidades

Promovida no Brasil desde 2003 pela rede Bike Anjo, campanha é realizada amanhã (11), com eventos em todo o país. Em São Paulo, andar de bike vai valer até cerveja

Rede Bike Anjo/#DeBikeAoTrabalho

Ideia é mostrar que ir de bike ao trabalho é possível e melhora a qualidade de vida de quem incorpora o hábito

São Paulo – Deixar o carro na garagem, esquecer o ônibus e ir de bicicleta para o trabalho. Essa é a atitude incentivada para esta sexta-feira (11) pela campanha Dia de Bike ao Trabalho. Inspirada no Bike To Work Day, evento anual criado nos Estados Unidos e Canadá, desde 2003 a campanha De Bike ao Trabalho é promovida no Brasil pela rede Bike Anjo, como uma forma de promover o uso da bicicleta como opção de transporte para o trabalho.

Nos últimos 15 anos, sempre na segunda sexta-feira do mês de maio, a rede Bike Anjo se mobiliza para apoiar ações públicas de sensibilização nas ruas e nos locais de trabalho que estimulem a bicicleta como meio de transporte. Segundo o movimento, que se define como “uma rede de ciclistas [email protected] pela bicicleta” e atua para ajudar quem quer começar a utilizar a bike como meio de transporte na cidade, “o importante é mostrar às pessoas que ir de bike ao trabalho é possível e pode fazer grande diferença na saúde e na qualidade de vida de quem incorpora este hábito, além de ser vantajoso para as organizações e empresas, para a saúde pública (quanto menos carros nas ruas, melhor é a qualidade do ar) e para o clima do planeta”.

Este ano, a campanha enfatiza os benefícios à saúde proporcionado pelo hábito de ir pedalando para o trabalho, assim como as vantagens que o uso da bicicleta pode representar para a saúde pública. Até o momento, pela plataforma De Bike ao Trabalho, há 26 atividades organizadas para esta sexta-feira (11) em diversas cidades do país, como Belém, Brasília, Recife, João Pessoa, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas e Guarujá (SP). 

Menos carbono, mais cerveja 

A ampliação do uso da bicicleta como meio de transporte para o trabalho impacta diretamente na saúde do planeta, isso porque diminui as emissões de carbono pelo setor de transporte e assim colabora na redução dos impactos das mudanças climáticas.

Em 2018, até mesmo a cervejaria Colorado decidiu aderir à campanha. Em parceria com o Bikxi, empresa de transporte compartilhado que utiliza bicicletas duplas e elétricas guiadas por profissionais, a cervejaria de Ribeirão Preto vai premiar quem economizar na emissão de CO2, além de oferecer durante toda esta sexta corridas grátis pelo aplicativo Bikxi.

A ação acontecerá na cidade de São Paulo até o dia 25, com exceção dos fins de semana. Segundo o gerente de marketing da Colorado, Guilherme Poyares, ao objetivo é incentivar os paulistanos a utilizarem mais os meios de transporte compartilhados. “Queremos promover pequenas ações que imprimam o DNA da Colorado em São Paulo. Dá pra ser biofriendly e ter atitudes responsáveis mesmo numa cidade tão grande. A maioria dos trajetos de casa para o trabalho fica inviável usar somente a bike. Mas, se os meios de transporte forem utilizados em conjunto, fica mais fácil. Dá pra pegar metrô e Bikxi, por exemplo, e eliminar um carro das ruas”, explica Poyares.

Na parceria da cervejaria com a Bikxi, foi desenvolvida uma tabela de premiação que terá como base o cálculo utilizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) para medir a emissão de CO2. Na prática, quanto mais uma pessoa usar a Bikxi e deixar de emitir CO2, mais prêmios ganhará. A primeira corrida já vale um chope no Bar do Urso, com diversos endereços na capital paulista. Conforme o uso da bike aumente, e assim reduza ainda mais a emissão de CO2, o usuário ganha outros brindes, como copo da Colorado, abridor e camiseta.