CRIME AMBIENTAL

Pará: novo relatório atesta contaminação de rios e igarapés pela Hydro Alunorte

Instituto Evandro Chagas recomenda que os moradores de comunidades impactadas continuem recebendo água potável

Igor Brandão/ Ag Pará

Rios estão contaminados por metais tóxicos provenientes de efluentes da lama vermelha de uma das bacias da empresa

Brasil de Fato – Rios e igarapés que serpenteiam o município de Barcarena, no Pará, estão contaminados por metais tóxicos provenientes de efluentes da lama vermelha de uma das bacias da empresa Hydro Alunorte. Este foi o resultado do segundo relatório técnico apresentado nesta terça-feira (28) pelo Instituto Evandro Chagas (IEC).

A análise feita nas águas do rio Pará chamou a atenção do químico Marco Marcelo Oliveira Lima, pesquisador em Saúde Pública da Seção de Meio Ambiente do Instituto. Foram encontrados altos níveis de alumínio, apesar do grande volume de água do rio.

“Nós estamos falando de coletas que foram feitas no rio Pará, onde você tem um volume de água muito grande, você tem alto poder de diluição, mas no rio Pará na praia Bejá, na praia de Sirituba e nos rios Arapiranga e Guajará do Beja o nível de alumínio e ferro encontrados foram muito altos logo após o evento.”

Lima afirma que o rio Pará é um dos mais estudados pelo IEC ao longo de anos e destaca que nunca se apresentou resultados com níveis tão elevados como se observou nesta última análise.

As amostras de água também foram coletadas nos rios Murucupi, Arienga, Arapiranga e Guajará do Beja, além dos igarapés Curuperê, Dendê e de um igarapé que é afluente do Tauá. O instituto também coletou amostras de lama dentro da empresa e na estrada PA-481, após o tombamento de um caminhão no dia 22 de fevereiro, que levava rejeitos químicos da Hydro. As coletas foram feitas entre os dias 25 de fevereiro e oito de março.

No rio Murucupi, nas amostras coletadas no trecho entre a comunidade Vila Nova e as nascentes, foram encontrados alumínio, ferro, arsênio, cobre, mercúrio e chumbo acima do que prevê a legislação. Lima recomenda que as águas do rio não sejam usadas para o consumo humano, recreação ou pesca.

Ele ainda ressalta que os relatórios apresentados pela empresa Hydro sobre os rios e igarapés do entorno são “falhos e insuficientes”.

“Porque esses dados não mostram os níveis de metais tóxicos nem mostram outras características físico-químicas, ou seja, não mostram que essas áreas apresentavam níveis de metais acima dos recomendados pela legislação brasileira.”

Diante de novos resultados, o IEC recomenda que a empresa continue fornecendo água potável para as comunidades impactadas até o final do período de chuvas na região.

Leia também

Últimas notícias