Velho Chico

Transposição: com Temer chamando obra de sua, águas do São Francisco chegam à Paraíba

Governador Ricardo Coutinho saudou águas do rio como 'redentoras' e antecipou agenda do presidente, ao destacar os papeis de Lula e Dilma na realização do 'sonho' da transposição

reprodução/MI

Ao todo, 12 milhões de nordestinos serão beneficiados com a transposição do Rio São Francisco

São Paulo – Desde a madrugada desta quinta-feira (9), as águas da transposição do Rio São Francisco chegaram à Paraíba. Nesta sexta-feira, será oficialmente inaugurado o Eixo Leste da transposição, com 217 quilômetros de tubulações e seis estações de bombeamento, e que também beneficia o estado de Pernambuco. 

As obras do Eixo Leste vão garantir segurança hídrica a 168 municípios dos dois estados, beneficiando 4,5 milhões de pessoas. Os moradores da cidade de Monteiro (PB) devem receber nas torneiras de casa as águas do Velho Chico ainda hoje. 

Ao todo, 12 milhões de nordestinos serão beneficiados com a transposição, após a conclusão do Eixo Norte, que já conta com 94,5% das obras concluídas e levará água aos municípios do Ceará, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.

Também na quinta-feira, o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), durante inauguração de uma estrada no município de Santo André, destacou a atuação dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, para que o sonho da transposição se tornasse realidade. 

“Quem mora no Cariri sabe como a seca é cruel, perversa, violenta. Como é aviltante para a condição humana. Das oito grandes obras do PAC Estiagem, que a presidenta Dilma teve oportunidade de lançar, a Paraíba já concluiu seis. É muito importante, nesse momento em que estamos recebendo as redentoras águas do São Francisco, que a gente relembre a história”, afirmou o governador.

“Falavam da transposição desde D. Pedro II. Precisou vir um homem do povo, uma pessoa que sabe a dureza da seca para ter determinação e dizer que iria dar o mais profundo golpe na indústria da seca e no coronelismo. E foi exatamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, completou. 

Coutinho antecipou-se à agenda oficial do presidente Michel Temer (PMDB-SP), que tenta chamar para si a autoria da obra e participa da cerimônia oficial de inauguração do Eixo Leste da transposição na tarde desta sexta-feira.

Também o deputado federal Luiz Couto (PT-PB), em pronunciamento na Câmara, afirmou que a presidenta Dilma Rousseff teria concluído as obras da transposição do Rio São Francisco, e as águas do Velho Chico teriam chegado à Paraíba ainda em 2016, se não tivesse sido deposta do poder. Ele também destacou o papel de Lula na idealização e realização do empreendimento. 

Anda se falando que Temer levará água ao povo paraibano. Todos nós sabemos e quero deixar claro que a transposição das águas do Rio São Francisco foi planejada há muitos anos atrás e foi no governo petista de Lula e Dilma que este sonho se tornou realidade. Se Dilma não fosse cassada a água teria chegado no final de 2016. Para tanto, quero repudiar toda a mentira e enganação que estão sendo apregoadas pelo governo usurpador de Michel Temer”, declarou o deputado.

O ex-presidente Lula também anunciou que prevê visitar as obras da tranposição na Paraíba e em Pernambuco, ainda no mês de março.