Excesso de asfalto e concreto piora problema das enchentes em São Paulo

Reportagem especial da TVT mostra curso de córregos na cidade sufocados por avenidas e empreendimentos imobiliários

São Paulo – São Paulo conta com uma malha hidrográfica que é escondida pelo concreto das construções e das ruas da cidade. Graças a empreendimentos imobiliários, o solo é impermeabilizado, causando inundações e enchentes quando fortes chuvas ocorrem na cidade, como mostra a segunda reportagem especial sobre água da série da TVT “Água, pior que está pode ficar?”.

A cidade está localizada sobre uma bacia hidrográfica em que cursos da água correm canalizados. Um dos idealizadores da Iniciativa Rios e Ruas, que se propõe a fazer expedições pela cidade para redescobrir suas águas subterrâneas, explica que empreendimentos imobiliários sobre os córregos que correm no subsolo causam grandes impactos ambientais.

Quando os córregos são canalizados e cobertos por asfalto e concreto, a água das chuvas não são absorvidas pelo solo e a temperatura do ar aumenta, causando tempestades, como explica o professor de Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), Augusto José Pereira Filho. “São chuvas fortes, com ventos e granizos, e a água quando chega no solo não tem para onde filtrar.”

“Há a impermeabilização de áreas, o que agrava muito o problema das enchentes nas grandes avenidas.” A campanha Do Outro Lado do Muro protesta contra a construção de um prédio na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, na zona sul paulistana. As obras ocorrem sobre a área do córrego Boa Vista, que deságua no rio Pinheiros.

A primeira reportagem da série da TVT mostra o problema da poluição da Represa Billings.

Confira aqui a reportagem sobre os córregos de São Paulo.