Pesquisa aponta 838 ataques a bancos no primeiro semestre deste ano

São Paulo encabeça a lista do estado com maior número de ocorrências, seguido pela Bahia e Paraná

São Paulo – No primeiro semestre deste ano, 838 ataques a bancos foram registrados no Brasil, uma média de 4,63 ocorrências por dia. Os números estão na primeira Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos, elaborada pela Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) e Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Do total de casos, 301 foram assaltos (inclusive com sequestro de bancários e vigilantes), e 537 arrobamentos de agências, postos de atendimento e caixas eletrônicos.

“A realização dessa pesquisa é resultado de um grande esforço conjunto das entidades sindicais dos vigilantes e bancários com o objetivo de apresentar um diagnóstico da violência no sistema financeiro e contribuir para o debate com os bancos, as empresas de segurança e a sociedade”, afirma o presidente da CNTV, José Boaventura Santos.

São Paulo é o estado que lidera o ranking, com 283 casos. Em segundo lugar aparece a Bahia, com 61, em terceiro o Paraná, com 56, e em quarto a Paraíba, com 54. O estado do Amazonas foi o único que não apresentou nenhum tipo de registro.

Os números foram apurados com base em notícias publicadas pela imprensa, consulta aos dados disponibilizados por algumas secretarias estaduais de segurança pública e informações de sindicatos e federações de bancários e vigilantes de todo país. Os coordenadores do estudo ressaltam que os números podem ser ainda maiores devido à dificuldade no acesso às informações e, também, por nem todas as ocorrências serem divulgadas.

“Trata-se de mais um retrato assustador da insegurança nos bancos, que deve servir como elemento de suma importância para a construção de medidas preventivas que visem a proteção da vida de trabalhadores e clientes e a redução imediata das ocorrências”, aponta o diretor da Contraf-CUT e coordenador do Coletivo Nacional de Segurança Bancária, Ademir Wiederkehr.

Leia também

Últimas notícias