Economia aquecida eleva número de vistos de trabalho a estrangeiros

Artistas e tripulantes de navios de turismo puxam alta de 13% registrada no primeiro trimestre

São Paulo – O número de autorizações de trabalho para estrangeiros cresceu 13% no primeiro trimestre de 2011 em comparação com igual período do ano passado. Segundo a Coordenação Geral de Imigração (CGIg), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foram concedidos 13.034 vistos de trabalho, dos quais 12 mil são provisórios (com validade de até 90 dias).

“Em linhas gerais, (o resultado) reflete a pujança dos investimentos responsáveis pelo crescimento da economia brasileira”, resume o coordenador geral de imigração e presidente do Conselho Nacional de Imigração (Cnig), Paulo Sérgio de Almeida. Ele lembra que empresas brasileiras que compram máquinas no exterior precisam de técnicos de outros países para instalar o equipamento. Outro exemplo são companhias de capital estrangeiro que se estabelecem no Braisl.

Em cada um dos três primeiros meses do ano, mais de 4,3 mil estrangeiros receberam autorizações. Embora o número seja elevado e mostre estabilidade, ele é inferior ao encontrado no quarto trimestre de 2010. Em novembro, foram concedidos 5,6 mil vistos, e em dezembro, 4,5 mil.

Uma das principais altas no primeiro trimestre de 2011 foram de artistas estrangeiros – 700 no período, totalizando 1,5 mil –, a grande maioria de temporários. Os shows de bandas e cantores de outros países explica a alta. Outra frente de ampliação é a de tripulantes de cruzeiros marítimos que operam no Brasil. Foram 900 vistos a mais do que em 2010 – totalizando 1,4 mil. Almeida ainda lembra que um grande número de autorizações foi garantida a haitianos refugiados, por questões humanitárias. 

Segundo os dados do CGIg, o número de estrangeiros com ensino superior completo são maioria, respondendo por 6,8 mil – 52%. Considerando-se pessoas com títulos de pós-graduação, houve aumento de 163 para 323, praticamente o dobro.
 
Embora os profissionais de embarcações de transporte de bens e mercadorias e plataformas de petróleo representem o setor que mais demanda vistos de trabalho, o número (3.710 mil) diminuiu em relação a 2010. A segunda área é a de assistência técnica sem vínculo empregatício, com 2.468 autorizações concedidas.

Por isso, Rio de Janeiro e São Paulo lideram como destino dos trabalhadores estrangeiros. Enquanto os fluminenses receberam 5,2 mil pessoas, os paulistas contaram com o trabalho de 5 mil. O terceiro estado da lista é Minas Gerais, com um décimo do número: 550.

Os Estados Unidos prosseguem como país de onde vêm a maior quantidade de profissionais, seguidos das Filipinas – por conta do grande número de profissionais em navios cargueiros. Depois, aparecem Reino Unido e Alemanha. Enquanto europeus e norte-americanos têm maior qualificação, os egressos de nações sul-americanas e do subcontinente asiático são trabalhadores com menos escolaridade.

Leia também

Últimas notícias