Ativistas prometem mais dois protestos nesta semana contra aumento da tarifa de ônibus em SP

Vereadores tentam intermediar reunião entre MPL e secretário dos Transportes

Manifestantes cruzam Avenida Ipiranga na última quinta (Foto: Jéssica Santos/RBA)

São Paulo – Manifestantes contrários ao aumento da tarifa de ônibus em São Paulo prometem dois atos nesta semana. Nesta quarta-feira (2), haverá protesto em frente à Câmara Municipal para pressionar os vereadores pela convocação de uma audiência pública com o secretário de Transportes, Marcelo Cardinale Branco. No dia seguinte, o palco deve ser a Avenida Paulista.

Para pressionar os vereadores, a concentração está marcada para as 15h. Uma comissão de vereadores se comprometeu a promover uma reunião entre representantes do Movimento Passe Livre (MPL) e o secretário. O encontro para definir a melhor data para a convocação da audiência pública deverá acontecer depois do encerramento dos trabalhos na Câmara.

Na última quinta (27), o presidente da Câmara, José Police Neto (PSDB), e os vereadores Cláudio Prado (PDT), Jamil Murad (PC do B), Claudinho de Souza (PSDB), Netinho de Paula (PC do B), Marco Aurélio Cunha (DEM), Eliseu Gabriel (PSB) e José Américo (PT) receberam uma carta do MPL reivindicando a revisão da tarifa de ônibus e o pedido de discussão sobre o passe livre para os estudantes no transporte público municipal.

Na próxima quinta-feira (3), para o protesto na Avenida Paulista, a concentração se inicia no vão livre do Masp e os manifestantes sairão em passeata até a sede da Prefeitura no centro da capital, a partir das 17h. Na página do ato no Facebook, 1.088 pessoas confirmaram a sua participação no ato até as 14h30 desta segunda-feira (31).

Na semana passada, uma manifestação na região central reuniu 4 mil manifestantes. Desde a efetivação do reajuste, no dia 5 de janeiro, os ativistas realizam protestos.